Um exemplo do caráter prático do Mestrado Profissional

O Mestrado Profissional ESCAS/IPÊ é um programa de pós-graduação com caráter altamente multidisciplinar e prático. As diferenças para os programas acadêmicos tradicionais são várias, e vão muito além do nome. A começar pela seleção, que admite profissionais de todos os campos do conhecimento.

A grade de disciplinas é pensada de maneira a proporcionar o senso crítico e a pluralidade de ideias. Exemplos são os Seminários e a Resolução de Desafios. Uma consequência direta disso é a construção de um ambiente focado em soluções. Afinal, a ESCAS acredita que este é o perfil dos profissionais que vão de fato fazer a diferença e mudar o mundo.

“Fábrica” de soluções

Outra diferença marcante diz respeito ao produto final. No Mestrado Profissional ESCAS/IPÊ, o formato de dissertação não é o único, nem é obrigatório. O aluno é estimulado a desenhar algo que venha a trazer soluções aplicadas a problemas reais em conservação e sustentabilidade. Assim, muito mais que um mero documento que vai ficar guardado em uma estante, o Mestre que se forma na ESCAS já sai daqui com um portfólio que é resultado direto da experiência prática e concreta vivida aqui, como já mostramos em um post anterior.

E os diferenciais vão além. Para a criação do produto, o mestrando conta não com um orientador, mas com um comitê de orientação. O comitê é formado por dois ou três orientadores, em que pelo menos um deles é docente do Programa. Esta estrutura, modelada de instituições internacionais de referência, dá ao futuro Mestre um horizonte muito mais amplo de formação e desenvolvimento.

Alguns casos de sucesso do Mestrado Profissional

Os egressos do Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável estão em diversas posições de importância no mercado. Aqui seguem dois exemplos de pessoas que aproveitaram o Programa para gerar soluções para sua vida profissional com grande sucesso:

Flávio Ojidos (Ojidos Consultoria)

Fazer Inscrição na Seleção 2017

 

Leonardo Resende (Fazenda Triqueda)

Fazer Inscrição na Seleção 2017

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *