Festa das Árvores!!!

Ontem, 21 de setembro, foi comemorado o dia da árvore, você sabia?

Sim, a árvore tem um dia especial dedicado a ela, um ser vivo da natureza que é essencial em todos os dias de nossas vidas! E, portanto, nós aqui no Pontal do Paranapanema, guardiões de duas importantes áreas protegidas: Parque Estadual do Morro do Diabo e Estação Ecológica Mico Leão Preto, ricas em diversidade de árvores, bichos e belezas, não poderíamos passar esse dia sem uma celebração também especial!

Nos reunimos na praça do centro da cidade para comemorar! Juntamos nossos parceiros, amigos & simpatizantes, ideias, desejos e um pouco de criatividade, e pronto! Estava organizada a festa das árvores com toda a comunidade local convidada a participar.

IPÊ no Dia da Árvore
Da esquerda para a direita: Aluna da ETEC Centro Paula Souza, Professora Jane (ETEC); Gracinha (IPÊ); Ana Laura (Divisão Municipal de Meio Ambiente); Eriqui (Gestor do Parque Estadual do Morro do Diabo); Miller (Monitor Ambiental do Parque Estadual do Morro do Diabo); Aline (IPÊ); e aluna da ETEC Centro Paula Souza.

Nesta comemoração, os convidados que chegavam se aproximavam e observavam — uns bem curiosos, outros, meio ressabiados, e outros, ainda, maravilhados, as aniversariantes do dia: pitanga, goiaba, ipê, pata-de-vaca, graviola, olho-de-dragão. De imediato se apaixonavam por elas, e já indagavam “posso levar uma para minha casa? Pro meu quintal? Pro meu assentamento, pro vaso da minha varanda? Minha tia queria tanto uma mudinha dessa fruta…”.

IPÊ no Dia da Árvore

Foi lindo de ver a relação de carinho, amor e cuidado estabelecida em tão pouco tempo, e tão contagiante, entre seres humanos de diferentes lugares, profissões e idades, com as árvores que estavam sendo doadas na praça! O gratificante disso tudo é que muiiita gente gosta de árvores e tem uma relação muito próxima com estas espécies.

Muitos que passavam pela festa na praça nos relatavam espontaneamente, entre uma conversa e outra, histórias de vidas vivenciadas e compartilhadas contendo alguma árvore como também protagonista da história, em momentos como a infância, namoro ou trabalho… foi bem legal saber das histórias todas, e interessante observar o quão próximos e íntimos somos ou podemos ser das árvores!

IPÊ no Dia da Árvore

Um fato curioso em meio a isso é que, aqui no Pontal, costuma-se plantar uma árvore a cada bebê que nasce no município, ideia viabilizada por um amigo ambientalista, também apaixonado por árvores. Com certeza, essa atitude tão bonita e nobre influenciará positivamente a relação de uma nova geração de cidadãos do Pontal com as árvores de suas cidade, garantindo, quem sabe lá, muitos aniversários ainda a serem comemorados nos próximos 21 de setembro!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *