O IV Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação

O IV Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação (IV SBBC) será sediado em Belo Horizonte/MG, no Campus Pampulha da UFMG. O evento ocorrerá entre 3 e 7 de dezembro de 2017, e está sendo organizado pela Bocaina Biologia da Conservação e pela Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre – ECMVS (UFMG), em parceria com a Pós-graduação em Biologia Vegetal – PPGBV (UFMG) e com a Pós-graduação em Zoologia (UFMG), além de outras instituições como o Instituto Prístino e o Instituto Biotrópicos.

O IV SBBC será orientado em quatro eixos temáticos:

  • Dia 1 – Políticas Públicas e Conservação da Biodiversidade
  • Dia 2 – Ciência e Conservação
  • Dia 3 – O papel do Terceiro Setor na Conservação
  • Dia 4 – Comunicação das Ciências da Conservação

A programação abrange:

  • uma palestra magna
  • 15 palestras presenciais
  • cinco palestras online
  • três mesas redondas

Cada mesa redonda será composta por três palestrantes e um mediador. Também estão sendo ofertados Minicursos coordenados por grandes profissionais da área, sendo 7 presenciais e 1 online. Os minicursos são voltados para a capacitação dos estudantes e profissionais em temas estratégicos para a conservação.

O IPÊ estará representado no evento por um de seus cofundadores, o Prof. Claudio Padua. O Reitor da ESCAS, fará a palestra magna de abertura, com o tema “30 anos de Biologia da Conservação no Brasil”.

Esta quarta edição do Simpósio será um espaço de fomento da discussão de temas atuais e avanços obtidos mundialmente na área da Conservação da Biodiversidade. Além disso, espera-se estreitar os laços existentes entre a comunidade científica brasileira e os diversos profissionais envolvidos nesta temática, trazendo novas formas de documentação e divulgação do conhecimento gerado durante o evento.

Futuro da Conservação

O lema “Novos rumos para a conservação da biodiversidade” foi escolhido por proporcionar uma frutífera e ampla discussão sobre os diversos componentes que envolvem a conservação da biodiversidade, sob a ótica dos desafios e soluções existentes para as atuais questões ambientais. O evento possui como um dos principais objetivos a aplicação prática do conhecimento a partir da socialização de experiências e conhecimentos relacionados às questões ambientais no Brasil.

A partir destas temáticas centrais, serão elaboradas recomendações e diretrizes para a otimização da conservação da biodiversidade no país. A meta é que tais documentos possam ser utilizados para influenciar as tomadas de decisões políticas, científicas, econômicas e sociais relativas ao meio ambiente.

O incentivo à divulgação científica dos trabalhos que serão apresentados no Simpósio também será uma das prioridades e uma grande inovação desse evento. Todos os trabalhos enviados ao Simpósio terão a divulgação complementada por meio de vídeos de curta duração. Nos vídeos são descritas as etapas da pesquisa, para facilitar a ampla divulgação dos resultados por meio de ferramentas online. Também haverá concursos de fotografia científica e de minidocumentários. O objetivo é estimular a produção de materiais que alcancem diferentes setores da sociedade brasileira, contribuindo para o progresso e disseminação da ciência.

Sem barreiras

Objetivando a inclusão do maior número possível de pessoas e a formação de uma rede de interação em prol da conservação, foi criado o Pré-Simpósio Online, um espaço de diálogo virtual que estimula as discussões de forma democrática e gratuita ao longo do ano, por meio de videopalestras semanais e outras atividades.  Estão sendo discutidos os temas:

  • TEMA 1: Planos de ação para a conservação de espécies e ecossistemas
  • TEMA 2: Os profissionais da conservação estão preparados para a gestão de conflitos?
  • TEMA 3: Pesquisa e Gestão dos Recursos Hídricos
  • TEMA 4: Os diferentes usos do solo
  • TEMA 5: Documentação científica da natureza

O portal do Pré-Simpósio Online já conta com mais de 1300 pessoas inscritas. Estão representados 342 municípios de todos os Estados brasileiros (Figura 1) e de 23 países dos 5 continentes (Figura 2). Isso demonstra o grande potencial dessa inovação para transpor as barreiras geográficas. O evento online tem possibilitado conhecer a realidade ambiental brasileira, assim como a socialização do conhecimento existente de forma ampla e acessível.

IV Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação - Mapa 1

Figura 1: Mapa de acessos no Brasil ao Portal do Pré-Simpósio Online.

IV Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação

Figura 2: Mapa de acesso dos países ao Portal do Pré-Simpósio Online.

 

Com o IV SBBC, objetivamos a realização de um evento integrativo com o uso de ferramentas online. A ideia é promover a socialização da informação e a capacitação da sociedade para as questões ambientais. O resultado desta integração será a elaboração de diretrizes aplicáveis a diversos contextos nacionais, otimizando as ações de conservação no Brasil.

Não deixe de participar! Juntos vamos pensar os novos rumos para a conservação da biodiversidade.

Quero saber mais sobre o IV SBBC ➪

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *