Levando a biodiversidade pra casa, pra escola, pra onde desejar…

Hoje, aproveitando o caminho de aprendizagens na natureza, eu gostaria de compartilhar com você como preparar e aplicar uma atividade socioeducativa, que em nosso caso, aqui na região do Pontal do Paranapanema (SP), contribui imensamente para a sensibilização ambiental de crianças em fase de desenvolvimento escolar.

Máscaras da Biodiversidade

É bem simples e barata! Trata-se de como confeccionar máscaras artesanais de alguns dos animais da biodiversidade brasileira. Como as florestas naturais de nossa região são constituídas pelo Parque Estadual do Morro do Diabo e pela Estação Ecológica Mico-leão-preto, as nossas máscaras preferidas por aqui são as que retratam as espécies animais como mico-leão-preto, a onça-pintada, a anta e as borboletas, sempre muito coloridas. Acredite, elas são um sucesso por aqui!!!

Por favor, se necessário adapte para as espécies de animais comuns à sua região.  Use de sua imaginação e criatividade. Tenho certeza de que as crianças vão curtir muito!

Vamos começar? Veja como fica legal e cria oportunidades para trazer a biodiversidade para o meio de uma brincadeira divertida e ecológica:

Máscaras de Animais

Depois de prontas, é só usar da imaginação com os pequeninos, auxiliando-os com informações ecológicas sobre cada uma das espécies retratadas nas máscaras. Eles vão aprender brincando! Boa sorte!

Baixe gratuitamente os moldes e as instruções para fazer as máscaras da biodiversidade:

Baixar Moldes e Instruções para Produção das Máscaras

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.