Lançada a Plataforma Brasileira sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos

(Da Agência FAPESP). Foi lançada oficialmente no dia 21 de fevereiro, na sede da FAPESP, a BPBES — Plataforma Brasileira sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos:

 

A plataforma irá usar o conhecimento que já foi gerado nas áreas de biodiversidade e serviços ecossistêmicos para promover o acesso a este conjunto de informações científicas pelos tomadores de decisão. O objetivo é disponibilizar este conhecimento de forma que ele possa ser consumido pelos ministérios brasileiros e outros órgãos responsáveis pela criação e implementação de políticas públicas.

Diagnóstico

Trata-se de um grande avanço na forma com que dados e informações sobre os ecossistemas do Brasil são divulgados. Mais que isso, esse material será reunido e sintetizado para gerar um diagnóstico nacional sobre o assunto. Tudo isso em um formato de fácil compreensão e utilização pelos gestores públicos.

O lançamento do diagnóstico está previsto para 2018, e o relatório deverá ser semelhante aos da IPBES – Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. A iniciativa internacional, que conta com muitos pesquisadores brasileiros, inspirou a criação da versão brasileira. A expectativa é que a partir do trabalho os cientistas do Brasil consigam influenciar de forma mais decisiva nas questões relacionadas à area.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *