Somos Todos Natureza

Vivemos atualmente com um ritmo de vida bem acelerado e agitado, muito em função das inúmeras tarefas, compromissos e pendências que assumimos consciente ou inconscientemente em nosso dia-a-dia, o que na maioria das vezes tem contribuído para nos tornar meio que “robotizados”, “automatizados” ou “insensíveis” ao mundo que nos rodeia. Com isso perdemos, entre outros fatores, uma linda oportunidade de perceber cores, belezas e sons que a natureza nos proporciona diariamente, e de reconhecer que somos parte desta linda obra de arte que é a vida, em sua extraordinária expressão…

Antes mesmo de abrir meus olhos e me espreguiçar, buscando coragem e força pra saltar da cama, em meio aos meus gatos Chiccó e Fefeu, de manhã quando acordo, gosto de ficar um tempinho ouvindo com atenção os sons da natureza, que vagarosamente, mas continuamente, vão entrando pela janela e tomando conta do quarto, me ajudando a despertar e criando em mim o desejo de abrir logo a janela e concretizar com os olhos as imagens que os sons criaram em meu imaginário sonolento.

Isso, pra mim, é uma sensação muito especial e maravilhosa, me deixa de bom humor, me inspira a sorrir pra mim mesma enquanto escovo os meus dentes, e me faz desejar de fato um bom dia a todos que eu encontrar pelo caminho, até chegar ao IPÊ, onde trabalho! É a natureza me contagiando, ou melhor, me conectando com o mundo em que vivo, convivo e interajo!

Como educadora ambiental, considero de suma importância o ser humano se permitir perceber-se como parte da natureza, como um elemento da biodiversidade local, como um ator social de seu meio: elo com os demais! E é por isso que nas nossas atividades socioeducativas, sempre reservamos um tempinho para que as crianças, os jovens e até os adultos priorizem um “tempo no tempo” para exercitar o “aguçar os ouvidos” para os sons da natureza que está ao nosso redor, bem como “ajustar os olhos” para os demais seres vivos que compartilham de suas vidas conosco!

No final, geralmente todos se surpreendem com a diversidade dos sons que ouvem e com o que conseguiram perceber de vivo e bonito ali, tão pertinho deles, mas antes não vistos ou ouvidos. Somos parte da natureza e do encanto da vida! Não podemos nos esquecer ou permitir que o nosso cotidiano nos roube essa conexão! Os sons, as cores e as belezas da natureza e as suas mais diversas expressões nos lembram disso a todo momento, para uns no amanhecer, como é meu caso, para outros ao pôr-do-sol no final do dia, para outros ainda no meio da noite…

Vamos nos reconectar? Pare agora onde está, tente ouvir os pássaros ao seu redor, admire as flores de seu jardim, praça ou rua, exercite identificar outros seres vivos que estão aí convivendo com você, ao seu redor. A sensação é boa, é legal, e você vai gostar!! Bom final de semana e boas descobertas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.